14 outubro 2013

Publicar atividades

Disponibilizar para o aluno as atividades criadas com os diversos Programas de Autoria (EdiLIM, HotPotatoes, Clic/JClic, Ardora, etc.) é uma das dificuldades enfrentadas pelo professor.

As alternativas são :

  • Copiar em cada computador do laboratório a(s) pasta(s) com o(s) livro(s); criar um atalho na área de trabalho para que o aluno abra a atividade correspondente (página HTML), ufaaa! Trabalho cansativo e que pode ser perdido... de repente os arquivos somem, alguém mandou para a lixeira e de lá para o espaço... Resta fazer todo o processo mais uma e outra vez!
  • Se os computadores estiverem em rede a tarefa é simplificada, basta copiar o arquivo em um deles e compartilhar.
  • Gravar os arquivos em CD/DVD, um para cada computador, e reproduzi-los no momento de realizar as atividades. Seguro, porém dispendioso. Entretanto pode ser a melhor escolha. O problema será usar nos netbooks que não possuem leitor de CD/DVD.
  • Publicar na internet, assim os arquivos não desaparecem dos computadores, não gastamos dinheiro com CD’s e os alunos podem realizar as atividades também fora da escola. O único problema será a existência de conexão com a internet e a publicação em um servidor.

Servidores gratuitos estão difíceis de encontrar, eu uso o Miarroba, se você entende um pouco de espanhol ou inglês, aproveite! 

É grátis mas exige que o usuário se conecte ao serviço periodicamente ou os arquivos serão apagados, embora a conta permaneça ativa,

Servidores pagos são relativamente baratos, no entanto talvez não compense o investimento para publicar uma ou outra atividade.

Cabe a você decidir qual o processo mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.