01 dezembro 2018

Hot Potatoes – configurando 2

Determinar o tempo limite para resolução do testes

No arquivo de configuração (Menu Opções - Configurar saída), na aba temporizador, ative a opção Estabelecer um limite de tempo para este exercício e indique o tempo desejado (em minutos e segundos). Use com cautela, para não desestimular o aluno.

configurar saída - hot potatoes

Correção Ortográfica

O Hot Potatoes utiliza o corretor de ortografia do Microsoft Office, aquele que é usado no Word.
Pode usá-lo através de Editar - Correção ortográfica


correção ortográfica - hot potatoes


Inserir uma imagem

É possível juntar uma imagem a qualquer exercício criado com o Hot Potatoes. Para executar esta operação é importante seguir as seguintes instruções:
1- Escolha a imagem e copie para a pasta onde vai guardar os arquivos da aplicação. Deste modo garantimos que a imagem será visível quando abrir o teste através do navegador, e que não vai esquecer-se de gravá-la no CD/DVD ou disquete, ou de enviar para o servidor da sua homepage, quando for colocar os exercícios na rede.
2- Não deve inserir imagens de grande dimensão! Se ela for de dimensão excessiva, deve redimensionar previamente a imagem. Ela não pode ser redimensionada no Hot Potatoes por isso, use um programa de edição de imagem
.
3- Coloque o cursor no ponto onde vai inserir a imagem.
Tomados estes cuidados, agora terá de ir à barra de menus em Inserir –Imagem - Imagem de um arquivo local (se o arquivo de imagem que vai inserir estiver no seu computador – o mais aconselhável)

inserir imagens - hot potatoes

No local onde estava o cursor terá agora uma instrução de código html que será lida pelo navegador (browser), permitindo assim que a imagem seja visualizada quando se abrir a página web gerada pelo programa:

código de imagem - hot potatoes

Por vezes é útil usar arquivos gráficos que já estão disponíveis na Web (cuidado, use apenas imagens suas). Abra a página onde a imagem é visualizada. Com o botão direito do mouse, abra os menus contextuais:


imagem da web - hot potatoes

Clique em Propriedades...

Terá então uma janela de propriedades da imagem sobre a qual havia clicado. Entre outras informações tem aí o endereço (URL). Selecione-o com o mouse e copie (CTRL + C):


propriedades da imagem - hot potatoes

Depois, no módulo do Hot Potatoes, insira o endereço da imagem: Coloque o cursor onde deseja inserir. No menu Inserir escolha agora Imagem – Imagem de um URL da Web:

inserir imagem da web - hot potatoes

Nesta janela de inserção de imagem com ligação URL, insira o endereço previamente copiado:


inserir imagem web - hot potatoes

Pode aqui, entre outras coisas, indicar o tamanho (em pixels) que deseja para a imagem, bem como o seu alinhamento. Escreva um texto alternativo, que aparece enquanto a imagem está sendo carregada, e um título. O problema em inserir imagens diretamente da internet é que o site pode sair do ar, mudar de endereço ou bloquear a exibição da mesma...

Inserir arquivos multimídia

É bem simples integrar na sua aplicação qualquer arquivo de som, vídeo ou flash.
Inserir - Objeto multimídia
objeto multimídia - hot potatoes

O arquivo multimídia, como todos os outros arquivos, devem estar na mesma pasta onde vai salvar os exercícios. Estas mensagens aparecerão, caso o arquivo multimídia não exista na pasta onde está o exercício.

objeto multimídia - hot potatoes

objeto multimídia - hot potatoes

Escolha o arquivo, o Player adequado ao arquivo multimídia a integrar, o tamanho de visualização do arquivo, marque se deseja incluir um link (neste caso escreva o endereço) e clique em OK para continuar

player - hot potatoes

Juntar um texto ou documento ao exercício

O questionário pode ser composto por um texto ou documento e um conjunto de perguntas relacionadas com o texto. Pode usar este recurso em qualquer dos módulos do Hot Potatoes.

Para ver esta função, no menu Arquivo, escolha Acrescentar comentário. Também pode ver a funcionalidade através deste botão da barra de ferramentas:
  acrescentar comentário - hot potatoes

acrescentar comentário - hot potatoes

texto de apoio - hot potatoes


Nesta janela, ative a opção Incluir um comentário (canto superior esquerdo). Escreva o título e digite ou cole o texto desejado. Pode inserir  imagem, links (ligação a página web, por exemplo) e até pode incluir tabela. Acesse estas funcionalidades através do menu Inserir. tudo pronto, clique em OK.


IMPORTANTE – Toda e qualquer atividade ou unidade deve ser salva no formato do programa (*.jqz, *.jmx, *.jcw, *.jmt, *.jcl, *.jms), somente assim poderão ser editadas posteriormente.

Para que o aluno visualize a atividade é necessário, sempre, criar a página web.
Depois de conhecer as ferramentas básicas do programa, explore-o à vontade....

Tente... experimente... invente...
e compartilhe suas descobertas.


5 comentários:

  1. Gostaria de saber onde posso postar ou como indexar os exercídos do hot potatoes, já que o servidor do programa já está esgotado...

    Desde já, fico agradecido.
    Rodrigo, Porto Alegre, RS, Brasil.
    revisa.net@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,

    Eu não uso o servidor do programa. Tentei hospedar em um servidor gratuito, onde receberia por e-mail o resultado dos alunos, mas este fechou.
    No momento uso os serviços do Miarroba (http://hosting.miarroba.com/nuevo.php) para hospedar os exercícios, mas não consegui configurar para ter um retorno das respostas dadas pelos alunos.
    Todos os exercícios que postei aqui são parte do AprendAki (www.aprendaki.webcindario.com)

    Se ainda ficou alguma dúvida, volte a perguntar.

    Grata pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Amara... estou com um problema.. consigo visualizar as imagens que fiz no meu projeto Jquiz no browser, mas quando vou colocar no blogger elas não aparecem..
    Pode me ajudar?
    wpp 67992627464

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia

      Existem vários modos de colocar o exercício no blog, se tiver imagens elas só aparecerão se o exerc´cico estiver hospedado em um servidor.
      Para colocar diretamente no blog não pode ter imagens.
      Veja como fazer

      http://aprendocriando.blogspot.com.br/2014/10/exercicio-do-hotpotatoes-no-blogger.html

      Se continuar com dúvida, volte a entrar em contato

      Feliz Natal

      Excluir
  4. dicas ótimas, vou usar na hora de comprar Loja de Materiais de Informática SP, muito top, gostei, me ajudou demais obrigada!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.